terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Construção De Churrasqueiras Em Apartamento – Dicas

Publicado por Isah Moretti, Categoria Casa & Construção.
construção de churrasqueiras em apartamento dicas Construção De Churrasqueiras Em Apartamento Dicas

A churrasqueira é um dos principais elementos para compor a decoração das áreas de lazer, proporcionando ótimas reuniões em família ou festas entre amigos. Nas casas tradicionais é comum encontrarmos uma churrasqueira construída no quintal, mas nos apartamentos esse tipo de obra é mais complicado.

Os condomínios oferecem pouco espaço para os moradores, sendo que a varanda é a única área externa dos apartamentos. Não havendo muitas opções de lazer dentro do lar, as pessoas costumam usar as instalações do térreo do prédio para organizar festas e preparar churrasco. No entanto, nem sempre é agradável agendar um dia para usar a churrasqueira do condomínio ou salão de eventos.

Para preparar um churrasquinho casual aos finais de semana sem sair do apartamento já existem dicas preciosas para a construção de churrasqueiras pequenas. Esses projetos são normalmente criados levando em consideração todas as limitações que existem dentro de um apartamento.

Uma boa dica para construir churrasqueiras em apartamentos é aproveitar a varanda, um espaço que externo que facilita a saída de fumaça. No entanto, não é um modelo tradicional que será instalado no ambiente, ele deve passar por uma adaptação para se enquadrar ao espaço restrito sem criar desconforto aos moradores e vizinhos.

Se você está interessado em criar um espaço convidativo no seu apartamento, então vale a pena aproveitar as dicas de churrasqueiras na varanda e elaborar um projeto com cuidado. Lembre-se que modelos pré-fabricados são sempre bem vindos porque criam espaços confortáveis sob medida.

A churrasqueira embutida pode ser uma opção interessante para apartamentos, em especial quando o seu revestimento é feito com madeira com ripas dispostas na parede. Esse modelo é sofisticado e combina com a decoração contemporânea, mas é importante saber como montar o espaço climatizado. Os moradores também podem conhecer outros modelos de churrasqueiras pré-fabricadas para agregar a varanda.

Avalia as possibilidades de construção das churrasqueiras e faça um planejamento da obra. Para evitar a emissão de fumaça, adquira dutos semi-coletivos com exaustão mecânica.

Churrasqueiras de Tijolo – Preços

Publicado por Isah Moretti, Categoria Decoração.
churrasqueiras de tijolo preços Churrasqueiras de Tijolo Preços

As churrasqueiras de tijolo são itens que ajudam a compor a área de lazer da residência, atribuindo um visual mais interessante a esse espaço externo. Existem muitas formas de construir uma churrasqueira, mas é importante fazer um planejamento antecipadamente para avaliar as dimensões do espaço disponível para a construção.

As áreas de lazer que contam com uma churrasqueira são muito mais completas e divertidas, os familiares podem se reunir aos finais de semana para um churrasco e desfrutar de uma ótima opção de entretenimento. Esse espaço costuma possuir ainda balcão, mesas e bancos para proporcionar uma acomodação mais agradável a todos.

As churrasqueiras pré-fabricadas estão fazendo um grande sucesso de vendas no setor de construção, afinal, elas são estruturas moldadas que facilitam o momento da instalação na área de lazer. Esse tipo de churrasqueira costuma adotar medidas de altura, profundidade e largura diferentes e sua capacidade varia normalmente de 3 a 8 espetos. Os modelos pré-fabricados são confeccionados em concreto refratário e podem receber diferentes formas de acabamento.

O material mais usado para o revestimento para churrasqueiras é o tijolo a vista. Quando combinados de forma alinhada e cuidadosa, eles conseguem aumentar o isolamento térmico da construção e garantir uma proteção maior para o churrasco que está sendo preparado. O acabamento com tijolos proporciona um visual rústico para a área de lazer e consiste numa opção comum no mercado de construção.

Também adeptas a estrutura pré-moldada, as churrasqueiras de alvenaria contribuem com a montagem da área de lazer nas residências brasileiras. Depois de escolher o modelo que melhor combina com o espaço disponível para a construção, instala-se a churrasqueira e faz-se o revestimento com tijolinhos. A mesma churrasqueira de alvenaria pode receber um acabamento com cerâmica, pedra mineira e até mesmo madeira.

Muitas empresas responsáveis pela fabricação de churrasqueira prestam serviços personalizados, ou seja, elabora o projeto de acordo com as preferências do cliente. Ao adquirir um produto exclusivo, o preço também acaba sendo um pouco mais elevado por necessitar de um projeto de churrasqueira de tijolo inédito.

Algumas churrasqueiras são tão completas que acompanham grelhas, espetos, suporte, gaveta e até mesmo forno para pizza. Antes de escolher o item para a compra, faça o orçamento de cada produto e avalie qual o melhor negócio. A empresa Casa Grill é reconhecida nesse segmento, por isso vale a pena acessar o site e comparar os preços de churrasqueiras.

COMO FAZER UMA CHURRASQUEIRA DE TIJOLO

Montagem em sete passos
 

Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa




• Cerca de 650 tijolos com 10 centímetros de largura
• Massa refratária
• 1 placa de granito de 80 x 10 cm. A espessura pode variar. Esta placa também pode ser de concreto armado (veja a figura)
• 1 viga de granito ou de concreto de 23 x 5,5 cm (veja a figura)
• 1 placa quadrada de granito ou de concreto. A medida varia de acordo com a largura da chaminé
• Placas refratárias de 20 x 20 cm
• Areia grossa
• Cimento
• Impermeabilizante.

 
1>>>A churrasqueira deve ser montada sobre uma base retangular de tijolos, com 93 centímetros de comprimento e 70 centímetros de largura. Entijole até a altura de 73 centímetros. Preencha o interior com areia grossa e cimento.

2>>>Vá entijolando até a altura de 90 centímetros. Faça uma carreira interna no fundo e à direita, e uma carreira dupla interna no lado esquerdo, deixando uma saliência necessária para abrigar o motor de um kit de espetos giratórios. Coloque na parte frontal a placa de granito.

3>>>Entijole o fundo e os lados da churrasqueira até 60 centímetros de altura.

4>>>Coloque em cima da parte frontal a viga de granito, deixando cinco centímetros para fora da base.

5>>>Coloque uma carreira de tijolos por cima da viga e no resto do perímetro superior da churrasqueira. Assente as placas refratárias no buraco formado no centro. Não esqueça de deixar os apoios laterais para apoiar os espetos ou os quadros de um kit giratório.

6>>>Faça na parede dois riscos verticais de 70 a 75 centímetros de altura nos dois lados da churrasqueira. Faça um risco na horizontal, na mesma altura. 1 2 3 4 5 6 Procure o centro da base de alvenaria e faça um outro risco na vertical. Observe se a medida é de 30 ou 35 centímetros. Coloque mais 10 centímetros para cada lado e faça um pequeno risco. Desenhe uma linha até a base para descobrir o ângulo da coifa e comece a entijolar seguindo a fôrma deixada na parede, como se fosse uma pirâmide.

7>>> Terminada a coifa, continue subindo a chaminé até a altura desejada. Em cada canto dela, faça uma pequena pilha de tijolos, que servirão de suporte para a placa quadrada de granito. Verifique o tamanho do espaço aberto da chaminé antes de adquirir a placa de granito. Faça uma limpeza geral na churrasqueira e aplique o impermeabilizante.


Fonte: Revista Globo Rural