terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COMO FAZER UMA CHURRASQUEIRA DE TIJOLO

Montagem em sete passos
 

Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa




• Cerca de 650 tijolos com 10 centímetros de largura
• Massa refratária
• 1 placa de granito de 80 x 10 cm. A espessura pode variar. Esta placa também pode ser de concreto armado (veja a figura)
• 1 viga de granito ou de concreto de 23 x 5,5 cm (veja a figura)
• 1 placa quadrada de granito ou de concreto. A medida varia de acordo com a largura da chaminé
• Placas refratárias de 20 x 20 cm
• Areia grossa
• Cimento
• Impermeabilizante.

 
1>>>A churrasqueira deve ser montada sobre uma base retangular de tijolos, com 93 centímetros de comprimento e 70 centímetros de largura. Entijole até a altura de 73 centímetros. Preencha o interior com areia grossa e cimento.

2>>>Vá entijolando até a altura de 90 centímetros. Faça uma carreira interna no fundo e à direita, e uma carreira dupla interna no lado esquerdo, deixando uma saliência necessária para abrigar o motor de um kit de espetos giratórios. Coloque na parte frontal a placa de granito.

3>>>Entijole o fundo e os lados da churrasqueira até 60 centímetros de altura.

4>>>Coloque em cima da parte frontal a viga de granito, deixando cinco centímetros para fora da base.

5>>>Coloque uma carreira de tijolos por cima da viga e no resto do perímetro superior da churrasqueira. Assente as placas refratárias no buraco formado no centro. Não esqueça de deixar os apoios laterais para apoiar os espetos ou os quadros de um kit giratório.

6>>>Faça na parede dois riscos verticais de 70 a 75 centímetros de altura nos dois lados da churrasqueira. Faça um risco na horizontal, na mesma altura. 1 2 3 4 5 6 Procure o centro da base de alvenaria e faça um outro risco na vertical. Observe se a medida é de 30 ou 35 centímetros. Coloque mais 10 centímetros para cada lado e faça um pequeno risco. Desenhe uma linha até a base para descobrir o ângulo da coifa e comece a entijolar seguindo a fôrma deixada na parede, como se fosse uma pirâmide.

7>>> Terminada a coifa, continue subindo a chaminé até a altura desejada. Em cada canto dela, faça uma pequena pilha de tijolos, que servirão de suporte para a placa quadrada de granito. Verifique o tamanho do espaço aberto da chaminé antes de adquirir a placa de granito. Faça uma limpeza geral na churrasqueira e aplique o impermeabilizante.


Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário